“A palavra «infografia» é um
neologismo que deriva do termo
norte-americano «infographics», resultado da contracção de «information» e «graphics». Trata-se de uma disciplina que
apresenta uma informação através de esquemas visuais simplificados, e não se aplica
apenas ao jornalismo, sendo este apenas um dos campos (Colle, 2004).”
(RANIERI, 2008)
(RANIERI, 2008)
A infografia apresentada está disponível no no jornal Record versão online, um diário de informação generalista especializado em desporto.
Esta foi disponibilizada no site no dia 26 de Abri, e é referente às duas melhores épocas de Cristiano Ronaldo – a atual, 2011/2012, e a de 2010/2011. Nela compara-se o número de golos consoante o númerio de jogos em diferentes taças/campeonatos onde é evidenciado o resultado total: na atual época CR7 superou o número de jogos em golos, sendo que na de 2010/2011 marcou um golo por jogo, em média.
Relativamente à composição visual propriamente dita, julgo que é bastante simétrica. De cada lado as duas diferentes épocas, com a representação do jogador no meio, com o equipamento do Real Madrid, clube da capital espanhola que representa. No plano de fundo é perceptível, mas não confuso, o símbolo do clube dirigido por Mourinho. Entre o título e as duas tabelas há uma clara divisão física, quebrada pelas palavras “em golos oficiais”, uma quebra inteligente pelo significado das palavras na composição.
Julgo que a fonte escolhida é a indicada, por ser não serifada, em bold, e o facto de estar em caixa alta (ABC) torna-a de fácil leitura. Também as cores – preto, branco e azul – me parecem pertinentes na infografia por se tratarem de cores visíveis, quase sóbrias e neutras à exceção do azul. São também as cores do clube, e estão, por isso, relacionadas com a temática futebol.
A disposição dos elementos pela
composição é, na minha opinião, e tal como já referi, a mais acertada por ser
simétrica: duas tabelas intercaladas com o boneco, com uma pequena descrição
acima e a sua divisão – física (com uma linha longitudinal) – do título. O facto de o fundo se apresentar branco
confere uma certa seriedade e credibilidade da informação.
Este tipo de composições, no site
do Record e em outros, facilita a percepção da informação que, passada para um
texto, exigiria mais tempo dispendido para ser assimilada e ficaria mais confusa
e complexa. Com a infografia há uma leitura mais dinâmica da informação que
poderia estar num texto. Porém é mais agradável à vista, mais chamativo e
princialmente mais dinâmico, dando a idéia de que a informação mais importante
está contida naquela simples composição visual.
Julgo que as entidades são valorizadas por dispor de infografias explicativas, pelo menos no contexto online, uma vez que devem tirar partido das inúmeras potencialidades multimédia que um site oferece, possibilitando ao leitor uma assimilação da informação mais soft, colorida e gráfica, mas não menos completa. “Em tempos de jornalismo em mudança, as maneiras de se transmitir notícias também sofrem alterações. As actividades nas redacções mudam, a linguagem muda, as ferramentas mudam. Nesse contexto, vemos a infografia digital animada como importante ferramenta utilizada pelos sites de notícias para informar o leitor.” (RANIERI, 2008)
Julgo que as entidades são valorizadas por dispor de infografias explicativas, pelo menos no contexto online, uma vez que devem tirar partido das inúmeras potencialidades multimédia que um site oferece, possibilitando ao leitor uma assimilação da informação mais soft, colorida e gráfica, mas não menos completa. “Em tempos de jornalismo em mudança, as maneiras de se transmitir notícias também sofrem alterações. As actividades nas redacções mudam, a linguagem muda, as ferramentas mudam. Nesse contexto, vemos a infografia digital animada como importante ferramenta utilizada pelos sites de notícias para informar o leitor.” (RANIERI, 2008)
Webgrafia: RANIERI, Paulo Rodigues, “A infografia digital animada
como recurso para transmissão da informação em sites de notícia”, 2008, Disponível
em http://revistas.ua.pt/index.php/prismacom/article/viewFile/673/pdf
[Consultado em 26/05/2012]
[Consultado em 26/05/2012]
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